sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Descrição Modelo de Gestão Documental aplicado à Investimentos Industriais.


O objetivo da gestão documental dentro de uma estrutura de negócio, é torná-la diferenciada para oferecer maior retorno em investimentos, aplicando um novo foco em estratégia de Gerenciamento de Implantação de Projetos.

Durante todas as fases de execução, um alto volume de informação é gerado e circulado entre as suas áreas podendo ser recebido e vinculado de diversos meios por qualquer pessoa.

Com a implantação de um Centro de Documentação apoiado por uma comunicação integrada, maximizando a sua relação entre as áreas do empreendimento  e uma política de gestão focada em procedimentos e normas que certifiquem e disponibilizem toda a informação, poderemos obter o máximo de qualidade, segurança e rendimento para o projeto.
  • Em VERDE: O investimento Estratégico – um projeto de grande porte para implantação de uma nova unidade industrial com retorno previsto a médio prazo - para qual são designados todos os recursos necessários à execução dentro de especificações tecnológicas, qualidade, prazo e retorno financeiro, estabelecidos.
  • Em AZUL: Os grupamentos de Processo conforme Metodologia PMI, sob a qual está alicerçada o modelo de gestão documental proposto, são diversos de tipos de documentos (contratos, propostas técnico-comerciais, atas, relatórios, manuais, procedimentos, notas fiscais, cartas, memorando e–mail’s...), projetos (especificações técnicas para compra, manuais de operação, manutenção, desenhos de engenharia, folhas de dados, catálogos...), que precisam ser recebidos, cadastrados, distribuídos, arquivados – são atividades básicas, tendo ainda outros fluxos como revisão, aprovação e liberação para execução.
  • Em PRETO:  Atividades e Disciplinas envolvidas na implantação do Projeto – Relações com Autarquias e Sociedade, Órgãos de Classe, Segurança, Meio Ambiente e os grupos de execução divididos em Civil, Mecânica, Elétrica, Automação, podendo ser subdivididas em subgrupos.
  • Em AMARELO: O  Fluxo de informação dividido nas fases de execução do Projeto: Critérios e Procedimentos (Planejamento, Elaboração de Padrões de Documentos de Qualidade, Gestão, Controle e Comunicação, definição de sistemas automatizados para controle do  Gerenciamento, Documentação e Execução);  e ainda as fases de Tomada de Preço (orçamentação); Aquisição (Compra/Contratação de Equipamentos, Materiais e Serviços); Construção e Montagem; Comissionamento e Testes (operação a nova unidades industrial em fase de teste/ajustes) e Aceite Final.
  • Em VERMELHO: O produto final de todas as atividades e processos descritos acima, resultando na entrega e operação de uma unidade industrial, dentro dos padrões tecnológico e operacional contratados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário